Da infância à velhice, a mulher passa por diversas fases durante a vida, e em algumas delas pode ser difícil se adaptar se ela não estiver bem informada.
Com isso em mente, neste mês de março o IESP – Instituto de Excelência em Saúde Pública está promovendo uma campanha de conscientização sobre a saúde da mulher em cada fase da vida, incluindo a prevenção de doenças e o tipo de acompanhamento médico em cada caso.
Adolescência
A adolescência é uma fase em que ocorrem muitas mudanças hormonais e físicas no corpo da menina e, logo depois da primeira menstruação, a recomendação é dar início ao acompanhamento com um ginecologista. Na primeira consulta, além de fazer o exame clínico, o médico poderá esclarecer sobre higiene íntima, avaliar alterações hormonais e a condição do aparelho reprodutor. Nessa fase, é fundamental a vacina do HPV, que está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e protege contra o papilomavírus humano (HPV), uma das principais causas do câncer de colo do útero.
Início da vida sexual
Ao iniciar vida sexual, é importante que a mulher faça o acompanhamento médico, especialmente para realizar os exames preventivos como Papanicolau e ultrassom para identificar se há alterações suspeitas que podem indicar a presença de doenças na região pélvica, vaginal e mamária. As consultas ginecológicas também são um excelente momento para esclarecimento de dúvidas de maneira confiável sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis, gravidez, prevenção de doenças e muitas outras dúvidas sobre a saúde feminina.
Período reprodutivo e gestação
A gravidez é um momento único na vida da mulher e exige cuidados específicos para que mãe e bebê tenham boa saúde. Também é na consulta com o ginecologista que a mulher que deseja engravidar vai tirar as dúvidas e se informar sobre os cuidados com a própria saúde para ter uma gravidez saudável. E quando a mulher engravida, ela passa a se consultar com o obstetra (que também é ginecologista) para acompanhar o andamento da gestação e o desenvolvimento do bebê. Para isso, o pré-natal realizado nas unidades básicas de saúde é fundamental.
Menopausa
Com o fim do ciclo reprodutivo, a mulher passa por mudanças hormonais, e alguns cuidados com a saúde tornam-se necessários. O médico poderá recomendar medicamentos ou outras terapias para aliviar os sintomas da menopausa, que podem incluir ondas de calor, alterações de humor e distúrbios do sono. Além disso, nessa fase é importante incluir na rotina de exames a avaliação periódica da função cardíaca, bem como checar se há problemas de perda óssea.
Mulher, cuide da sua saúde em todas as fases da vida!
Consulte o ginecologista anualmente e faça os exames preventivos recomendados.
Cuidado ao buscar informações de saúde na internet ou com as amigas. Tire suas dúvidas sempre com o médico.
Siga todos os tratamentos e orientações dadas pelo médico.
Conheça bem seu corpo, faça o autoexame das mamas e fique atenta para ver se há alguma alteração, e, ao notar, busque avaliação médica.
Cuide bem da sua higiene íntima.
Reserve um tempo para relaxar e fazer alguma atividade que gosta.
Faça exercícios físicos regularmente com o objetivo de cuidar do corpo e da mente.
Tenha uma alimentação equilibrada com muitas frutas, verduras, legumes e proteínas magras.
Não fume e modere o consumo de bebidas alcoólicas.